Skip to content

Mooven Blog

5 Chás Poderosos para Combater a Insônia

Por Verena Oliveira
As causas da insônia são várias e incluem estresse, preocupação, excesso de trabalho, má alimentação, entre outros fatores. O grande problema são as consequências geradas por uma noite mal dormida, como falta de energia durante o dia, mau humor, aumento do apetite, falta de concentração e menor rendimento durante o trabalho ou nos estudos. Em alguns casos, o tratamento medicamentoso é necessário, mas muitas vezes o uso de plantas medicinais consegue dar conta do recado.
As plantas medicinais possuem a vantagem de apresentarem pouco ou nenhum efeito colateral, além de trazerem outros  benefícios à saúde, já que são ricas em substâncias bioativas com atividade antioxidante. A camomila, por exemplo, possui substâncias com ação calmante e também carminativa, auxiliando na digestão e diminuindo a produção de gases intestinais. A seguir estão listados cinco chás que podem te ajudar, e muito, a ter uma noite de sono mais profunda, gostosa e reparadora.
 
 1.Camomila
Indicação: cólicas intestinais, ansiedade e calmante suave.
Parte da planta utilizada: flores.
Forma de utilização: infusão  de 2g (1 colher de sobremesa) em 150 ml (1 xícara de  chá). Utilizar 1 xícara de chá de 3 a 4 vezes ao dia.
Efeitos adversos: em caso de super dose pode ocorrer náuseas e insônia.

2. Melissa
Indicação: cólicas abdominais. Quadros leves de insônia e ansiedade. Calmante suave.
Parte da planta utilizada: infusão de sumidades floridas.
Forma de utilização: 2 a 4g (1 a 2 colheres de sobremesa) em 150 ml (1 xícara de  chá). Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 3 vezes ao dia.
Efeitos adversos: não deve ser utilizado por pessoas com hipotireoidismo. Deve ser utilizado com cuidado por pessoas com pressão baixa.

3. Mulungu
 
Indicação: Quadros leves de insônia e ansiedade. Calmante suave.
Parte da planta utilizada: casca.
Forma de utilização: decocção de 4 a 6g (2-3 colheres de sobremesa) em 150 ml (1 xícara de chá). Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 3 vezes ao dia.
Efeitos adversos: não deve ser usado de forma crônica.

4. Maracujá
 
Indicação: Quadros leves de insônia e ansiedade. Calmante suave.
Parte da planta utilizada: folhas.
Forma de utilização: infusão  de 3g (1 colher de sopa) em 150 ml (1 xícara de  chá). Utilizar 1 xícara de chá de 1 a 2 vezes ao dia.
Efeitos adversos: Não deve ser ingerido junto com medicamento depressores do sistema nervoso central e sedativo. Não usar de forma crônica.

5. Macela do campo
 
Indicação: cólicas intestinais, má digestão, anti-inflamatório. Sedativo leve.
Parte da planta utilizada: sumidades floridas.
Forma de utilização:  infusão  de 1,5g (1/2 colher de sopa) em 150 ml (1 xícara de  chá). Utilizar 1 xícara de chá 4 vezes ao dia.
Efeitos adversos: não apresenta

Gostou? Escolha indicação mais adequada para seu caso e bons sonhos!

Referência Bibliográfica:
  1. ANVISA. RESOLUÇÃO – RDC Nº 10, DE 9 DE MARÇO DE 2010. Dispõe sobre a notificação de drogas vegetais junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dá outras providências.